Oliveiros S. Ferreira dispensa apresentações. Por exato meio século na Universidade e por um tempo quase igual na Imprensa, demonstrou-nos, ininterruptamente, a agilidade e a acuidade de raciocínio que caracterizam sua atividade e uma dedicação extraordinária como observador da Política, a brasileira e a internacional.

 

Aposentando-se do jornal O Estado de S.Paulo, continua presente nas salas de aula (USP e PUC-SP). Mas permanece avesso a utilizar-se dos recursos que a internáutica nos oferece. Com esta atitude, impede que grande parte daqueles que se habituaram a conhecê-las de perto prossiga acompanhando suas análises e reflexões — quase sempre heterodoxas e, talvez por isso mesmo, sempre instigantes.

 

Valendo-nos da possibilidade de, à sua produção intelectual, ter acesso constante, resolvemos colocar aqui, à disposição desse público de antigos leitores, alunos, ex-alunos e estudiosos da Política, não apenas seus mais recentes trabalhos como uma coletânea ao máximo completa dos que não se encontram publicados em livros ou revistas.

 

Afortunadamente, a isso ele não se opôs. E é o que está sendo feito, à medida que o tempo nos permite.
Quem se interesse por consultá-las também encontrará uma relação completa das suas obras publicadas.
Esperamos, com isso, estar prestando um bom serviço à comunidade científica e também à sociedade em geral.

 

VaniaLCintra
Campinas, novembro de 2003

Permitida a reprodução total ou parcial desde que citados autor e fonte.
®2003 - 2017 www.oliveiros.com.br / www.osf.com.br todos os direitos reservados.